segunda-feira, 2 de março de 2009

Artigo da LISTA B para "O CANUDO"

Depois da assembleia estatutária porque resolveste candidatar ao Conselho Geral?
Porque a experiência adquirida na Assembleia Estatutária por dois membros da nossa lista permitiu-nos consolidar um conjunto de ideias e de competências que entendemos serem úteis ao futuro dos estudantes e da Universidade.

Principal motivo da candidatura?
Com a diminuição do número de Estudantes nos órgãos de poder da Universidade torna-se imperativo uma representação forte, criteriosa e independente. A diversificada experiência dos membros da nossa lista é a chave de uma mais-valia, que poderá ser fundamental na defesa dos interesses dos estudantes, contribuindo de modo enriquecedor para o funcionamento da nossa Universidade.

O que acham que o Conselho Geral tem de começar a resolver no curto prazo em relação aos estudantes?
O regulamento e a designação do Provedor do Estudante; promover o debate sobre o sistema de propinas, as linhas de orientação Científica e Pedagógica, a reestruturação dos Serviços Académicos e o funcionamento dos Serviços Sociais.

Que tipo de personalidade acham que deveria ser o Provedor do Estudante e quais as vossas expectativas em relação a este cargo?
Este deve ser uma personalidade forte e independente, com experiência e isenção que defenda intransigentemente os reais interesses dos estudantes.

Qual é a Vossa posição em relação às propinas?
Tirar um curso superior mais do que uma opção, é uma obrigação social, atendendo ao grau de exigência do mercado de trabalho e à competitividade existente.
Tendo em conta que estamos a falar do ensino público, o estudo universitário é um investimento das famílias, mas mais do que isso deve ser uma aposta e um investimento do país na formação da sua população. Consideramos que devem ser fomentadas as igualdades de oportunidades sociais, de modo a que independentemente do meio sociocultural e económico do qual o indivíduo é oriundo, este possa ter as condições para realizar a sua formação, sem hipotecar o seu futuro. Com o nível de vida actual em Portugal e com o desemprego que vivemos, torna-se incomportável para a realidade das famílias portuguesas suportar os custos do ensino universitário. Para além do valor das propinas a pagar, temos de ter em conta as despesas de alojamento, alimentação e material escolar. Acresce que o próprio sistema de propinas contém uma série de injustiças flagrantes, nomeadamente um aluno que possui uma ou duas unidades curriculares para finalizar a sua formação, vê-se obrigado a pagar o valor total da propina. Defendemos que este deve ser proporcional ao número de unidades curriculares.

Que tipo de personalidades externas a cooptar?
Todas aquelas que possam contribuir para o desenvolvimento sustentado da Instituição e da Região.

Para a vossa Lista quais as características fundamentais no Reitor da instituição?
Uma personalidade capaz de liderar, de criar consensos e de estimular equipas. Para nós, o importante são as ideias, os projectos e as equipas mais do que nomes individuais por si só.

Acham que o actual reitor devia colocar o lugar a disposição depois destas eleições. Apoiariam uma recandidatura do João Guerreiro?
De acordo com os estatutos e com a lei, manter-se ou colocar o lugar à disposição é uma opção do Reitor. Cada um fará a sua leitura decorrente da escolha que este fizer.
Essa questão não está em cima da mesa, mas a nossa escolha será de acordo com o que mencionamos na resposta anterior.

Sem comentários: